Arquitetura dos Sistemas Embarcados
A arquitetura de computadores dedicados embarcados
é a próxima grande tendência em hardware de computadores. No geral, essa
arquitetura utiliza computadores reais, tendo uma UCP, memória e algum tipo de
capacidade de E/S. Mas eles são diferentes dos computadores de propósito geral
porque eles realizam um número limitado de tarefas dentro do domínio de um
grande sistema.
Independente
da função que desempenha um sistema embarcado possui dois conjuntos de
componentes básicos: um conjunto de componentes de hardware que inclui uma CPU,
que geralmente é um microcontrolador; e um conjunto de softwares relacionados
compactados e denominados firmware, que dão funcionalidade ao hardware.
De uma perspectiva geral os
componentes de hardware são aqueles que permitem que o sistema embarcado
execute a sua função. Portanto possuem características específicas para a
função desempenhada pelo SE. Entretanto três componentes são indispensáveis
para o sistema: a CPU, a memória do sistema, e um conjunto de portas de Entrada
e Saída. A CPU executa as instruções de software e controla o restante do
sistema. A memória salva os programas e as informações necessárias para o
sistema. Na maioria dos sistemas os dados e os programas são armazenados em
endereços de memória diferentes. As portas de Entrada e Saída são a conexão do
sistema embarcado com o mundo externo. Geralmente conectam-se à periféricos
como ADCs (lentes de uma câmera, microfone, touch screen, entre outros) e DACs
(tela de led, caixa de som, projetor, entre outros).
A ilustração
abaixo nos auxilia no entendimento da divisão de um sistema embarcado:
Fonte: Delai (2013) - Arquitetura dos Sistemas Embarcados
Referências:
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