Arquitetura dos Sistemas Embarcados


A arquitetura de computadores dedicados embarcados é a próxima grande tendência em hardware de computadores. No geral, essa arquitetura utiliza computadores reais, tendo uma UCP, memória e algum tipo de capacidade de E/S. Mas eles são diferentes dos computadores de propósito geral porque eles realizam um número limitado de tarefas dentro do domínio de um grande sistema.

Independente da função que desempenha um sistema embarcado possui dois conjuntos de componentes básicos: um conjunto de componentes de hardware que inclui uma CPU, que geralmente é um microcontrolador; e um conjunto de softwares relacionados compactados e denominados firmware, que dão funcionalidade ao hardware.

          De uma perspectiva geral os componentes de hardware são aqueles que permitem que o sistema embarcado execute a sua função. Portanto possuem características específicas para a função desempenhada pelo SE. Entretanto três componentes são indispensáveis para o sistema: a CPU, a memória do sistema, e um conjunto de portas de Entrada e Saída. A CPU executa as instruções de software e controla o restante do sistema. A memória salva os programas e as informações necessárias para o sistema. Na maioria dos sistemas os dados e os programas são armazenados em endereços de memória diferentes. As portas de Entrada e Saída são a conexão do sistema embarcado com o mundo externo. Geralmente conectam-se à periféricos como ADCs (lentes de uma câmera, microfone, touch screen, entre outros) e DACs (tela de led, caixa de som, projetor, entre outros).

                A ilustração abaixo nos auxilia no entendimento da divisão de um sistema embarcado:



Fonte: Delai (2013) - Arquitetura dos Sistemas Embarcados



Referências:

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