COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR





Hardware – Partes físicas de um computador
Bom, nesta ultima postagem sobre as partes físicas de um computador (Hardware), iremos falar sobre os dispositivos de entrada e saída de um computador.

Dispositivos de entrada e saída
Também chamados de periféricos, permitem a comunicação entre o processador e os demais componentes do computador, assim como entre o computador e o meio externo (entre o computador e seus usuários ou entre o computador e outros computadores). Podem ser considerados os "olhos, ouvidos e boca" do processador. Exemplos de periféricos são o teclado, mouse, impressora, monitor, webcam, microfone e muitos outros periféricos.








Todos os periféricos operam através de interrupções que fazem com que os processos executados sejam suspendidos temporariamente. Assim, os dispositivos de entrada e saída enviam interrupções ao processador através de um controlador que pode estar integrado no próprio processador, além de habilitar ou desabilitar estas petições. O procedimento envolve a execução da instrução, que estes valores sejam salvos para serem processados novamente, que a CPU atenda ao dispositivo e que finalmente, ao terminar a interrupção, volte à instrução obtida. Para realizar estas tarefas, as placas mãe que radicam os diferentes componentes de um computador dispõem de um sistema de barramento de controle.

Comentários

Postagens mais visitadas