Componentes Básicos de um Computador









  1.  Monitor
  2.  Placa-mãe
  3. Processador
  4.  Memória RAM
  5. Placas de Expansão
  6. Fonte de Alimentação
  7. Unidade de CD/DVD
  8. Disco Rígido
  9. Teclado
  10. Mouse


   Os componentes básicos de um computador podem ser divididos em dois grupos distintos: hardware e software.

Hardware – Partes físicas de um computador

   Hardware é um termo em inglês que não tem uma tradução específica, deriva da palavra hard em inglês, que significa duro. É usado para definir todos os componentes físicos (mecânicos, magnéticos e eletrônicos) de um computador, ou seja, a máquina propriamente dita. O hardware de um computador pode ser dividido basicamente em algumas categorias: gabinete, fonte de alimentação, processador, placa-mãe, memória e dispositivos de entrada e saída.
Nessa postagem iremos conhecer sobre o gabinete e a fonte de alimentação
  • Gabinete
       É utilizado para montagem do microcomputador. Abrigando componentes e periféricos, protegendo-os contra eventuais danos. A boa escolha de um gabinete interfere na durabilidade e na confiabilidade do microcomputador. Além disso o gabinete deve proporcionar uma boa ventilação interna, facilitando a circulação de ar.
    Os gabinetes podem ser de três formatos, são eles: 
    •    AT:  Recebeu esse nome por ter sido desenvolvido para ser usado na montagem do IBM PC AT. Que possuíam placa-mãe e fonte de alimentação AT(Advanced Technology) Foi utilizado desde o início da década de 80 com o 286 até meados da década de 90 com os processadores Socket 7.
  •  ATX: Surgiu em 1995 para atender a novas especificações técnicas das placas-mãe e fontes de alimentação ATX (Advanced Technology Extended).
  •   BTX: O gabinete BTX (Balanced Technology Extended), foi lançado em 2003. Foram desenvolvidos para atender as as especificações técnicas das placas-mãe BTX que surgiram nessa época. São bastante similares ao formato ATX, mas, são totalmente incompatíveis.
 

  • Fonte de Alimentação
   A fonte de alimentação tem a função de receber corrente elétrica alternada da rede elétrica (110V ou 220V), retifica essa corrente para contínua e utiliza a correte retificada para alimentar a placa-mãe e os demais componentes, placa e periféricos internos que formam o microcomputador.

Comentários

Postagens mais visitadas