Computação Para Vestir
É
um conhecimento geral que ao logo das últimas décadas, a computação
vem se integrando cada vez mais na vida cotidiana. Comunicação,
entretenimento são alguns exemplos dessa integração. A computação
está tão presente no cotidiano que estamos começando a “vesti-la”,
sendo denominados como wearable computer.
-
SmartWatchesSurgindo na década de 70, teve como as maiores produtoras as empresas Seiko e Casio. Onde a Casio desenvolveu os primeiros relógios calculadoras e a Seiko criou a sério de RC, um conjunto de relógios que podiam se conectar com alguns computadores da época. A IBM também entrou no ramo dos SmartWatches, lançando nos anos 2000 os WatchPad que rodava o Linux 2.4, possuia Bluetooth, 8 MB de RAM e 16 MB de memória flash. Custando US$ 399,99 dollares, o produto foi descontinuada no começo de 2002. Atualmente, os SmartWatches tem diversas funções como: chamadas telefônicas, reprodutores de multimídia, acesso a internet ou até mesmo rodar sistemas operacionais móveis.
-
SmartGlassesEm meados de 2012 a Google anunciou seu novo projeto, conhecido como o Google Glass, que tinha como objetivo,aumentar a imersão do usuário através da realidade aumentada. O Google Glass utiliza uma pequena tela, e dentro dessa tela há um prisma que refle a imagem para nossa retina. Atualmente novas empresas comecaram a produzir SmartGlasses, mas com o alto preço no lançamento dos primeiros produtos e algumas polêmicas relacionadas a privacidade no uso dos SmartGlasses, esses produtos não se popularizaram.
Google Glass -
SmartClothing
Seriam as “roupas inteligentes”, tem como propósito facilitar a vida cotidiana dos usuários, através do monitoramento o funcionamento do corpo: batimentos do coração, horas de sono, queima de calorias,etc. Outras vantagens da roupas inteligentes seriam:facilitar o equilíbrio térmico e manter o corpo seco; bloquear raios UVA e UVB. Entretanto essa é uma tecnologia que ainda não se faz presenta atualmente na vida cotidiana das pessoas, podendo levar alguns ano até que possamos ter acesso a essa tecnologia.
Referências:
Comentários
Postar um comentário